• O que é o DCRFor?

DCRFor é a sigla para Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor), que tem como objetivo orientar a construção do currículo educacional da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. O documento está em processo de elaboração e vai garantir a qualidade e a coerência nos processos educacionais. 

O documento deverá assegurar aprendizagens escolares para todos os estudantes, promovendo equidade por meio de abordagens pedagógicas relevantes, considerando os contextos locais e envolvendo diversos atores sociais. Desse modo, contribuirá para a melhoria da educação em Fortaleza ao orientar a construção das Diretrizes Curriculares, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  •  Qual a importância do Documento?

Ter um currículo específico para o Município é fundamental para adequar a educação às necessidades e características locais. Isso permite considerar os aspectos culturais, socioeconômicos e históricos específicos de Fortaleza, promovendo uma educação mais contextualizada e relevante. Também possibilita uma abordagem mais eficaz das demandas e desafios locais, contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional da comunidade. 

  • Como ocorre a elaboração?

 O DCRFor vem sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, em parceria técnica com a Fundação Getúlio Vargas - Diretoria de Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV/DGPE). 

O processo adota uma metodologia colaborativa, envolvendo ativamente os profissionais da Rede Municipal. Isso visa assegurar a qualidade e a coesão dos processos educacionais, promovendo uma educação eficaz que esteja em sintonia com os objetivos, princípios e fundamentos pedagógicos e sociais da Rede de Ensino da Capital.

A elaboração inclui consulta pública com diversos atores, debates com professores da Rede Municipal que integram as comissões e a participação ativa de diversas pessoas interessadas. O processo acrescenta ainda um curso de formação continuada para auxiliar na compreensão e implementação das Diretrizes Curriculares de Fortaleza.

  •  Quais as etapas do processo?

 O processo de elaboração do DCRFor segue um conjunto de etapas rigorosas e colaborativas:

  1. Preparação, com a definição das equipes e revisão de documentos-chave;
  2. Organização, incluindo formação, revisão de literatura e alinhamento teórico-metodológico.
  3. Sensibilização, envolvendo reuniões para coletar expectativas, destacando o Seminário de Imersão;
  4. Elaboração, na qual especialistas distribuem conteúdos para produção, com encontros sistemáticos entre equipes; e
  5. Finalização, que compreende trâmites pós-consulta pública e validação do documento.
  • Quando inicia a Consulta Pública?

O documento estará disponível para consulta pública de 1º a 20 de março de 2024. O link será divulgado nos canais oficiais de comunicação da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (instagram, site, portal da Prefeitura de Fortaleza e WhatsApp). 

  • Quem pode participar da consulta pública? 

Qualquer pessoa pode participar. Poderão contribuir todos os cidadãos de Fortaleza interessados, comunidade escolar em geral e profissionais da Rede Municipal de Educação.

  •  Como será estruturado o Documento?

 O DCRFor será publicado em uma caixa com nove volumes, divididos da seguinte forma:

Volume 1: como parte introdutória, apresentam-se as bases dos pressupostos teóricos metodológicos curriculares e a parte conceitual das ideias principais do DCRFor;
Volume 2: com foco no currículo da educação infantil, será apresentado o documento “A Cotidianidade na Educação Infantil”;
Volume 3: refere-se à área de Linguagens: língua portuguesa, língua inglesa, arte e educação Física;
Volume 4: apresenta a área de matemática;
Volume 5: apresenta conteúdos relacionados à área de ciências da matureza;
Volume 6: a área apresentada é de Ciências Humanas: história, geografia e ensino religioso; 
Volume 7:apresenta o eixo Modalidades: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial Inclusiva.
Volume 8: traz o eixo da educação em tempo integral;
Volume 9: são apresentados os Temas Integradores: cidadania, diversidade e inclusão.

  • Quais os documentos-base para a construção? 

O documento é construído considerando diversos documentos-base  que são referências para a Rede de Educação Municipal de Fortaleza, como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Documento Curricular Referencial do Ceará para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (CEARÁ, 2019);​ Orientações Pedagógicas para 2020 - implementação do DCRC nas salas de aula (CEARÁ, 2019);​ Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza, volumes 1 e 2 (FORTALEZA, 2011);​  Expectativas de Aprendizagem do Ensino Fundamental (FORTALEZA, 2014);​ Guia Curricular de Apoio ao Planejamento: Anos Iniciais (FORTALEZA, 2019), entre outros.